
CIEF - Centro integrado de Ensino Fundamental conta atualmente com 373 educandos distribuídos em 17 turmas. Com um espaço amplo e bem equipado o CIEF consegue desenvolver atividades diferenciadas, visando a aprendizagem de conteúdos significativos tanto para o aluno quanto para a família e conseqüentemente para a sociedade em que se insere.
O tema gerados foi um dos grandes marcos para a escola, pois através deste houve a possibilidade dos professores ouvirem as famílias e assim desenvolver seus projetos baseando-se no que há de mais relevante em relação aos problemas sociais.
Neste ano o CIEF desenvolve o tema “Vida com qualidade: Compromisso de quem?” tema apresentado na caminhada cívica. A abertura sugere o seguinte questionamento: “que humanidade queremos?”
O primeiro grupo instiga: “Uma vida robótica?” representando uma sociedade que prioriza a tecnologia, com pessoas conectadas ao mundo mas, ao mesmo tempo, amarradas, presas á globalização. Pode-se dizer que há uma pressão sócio-econômica estabelecida mundialmente que advém de forma involuntária, pois as pessoas se vêem obrigadas a consumir tecnologia. Desta forma, o ser humano se robotiza, perde os vínculos afetivos e de solidariedade.
O segundo tempo apresenta um fator de grande relevância para a modernidade: o tempo. Os alunos representam a sociedade que corre contra o relógio, cheia de compromissos, agendas e horários, na busca incessante de integrar-se ao espaço que lhe é delimitado. O grande questionamento é: “Você tem tempo?”
O terceiro grupo faz uma reflexão: Pare e pense: como está a sua família? Este grupo representa a organização da família moderna, muito atarefada em meio a um mundo tecnológico a que se está voltada. Pai e mãe preocupados com a enorme lista de tarefas a serem cumpridas, avós que auxiliam na educação dos netos, adolescentes preocupados com seu mundo, TV, celular, computador e/ou vivenciando experiências vazias... e os filhos pequenos querendo ser vistos por adultos que giram em torno dos acontecimentos.
O último grupo pergunta: “Então... Vida com qualidade: Compromisso de quem?”. Este grupo vem organizado como a formação dos gansos que se revezam na orientação do grupo pois todos se sentem líderes e são responsáveis pelo sucesso da migração. Esta formação questiona as respostas que a sociedade quer e a quem cabe assumir a responsabilidade por essa estrutura que aí está exposta. Hora é uma entidade que deve assumir, hora outra, num revezamento quase cronológico pela liderança.
Enfim o CIEF acredita, que para que a sociedade tenha qualidade de vida, esta deva ser um compromisso de todos, visando o equilíbrio social. A escola pensa que a sustentabilidade da vida dentro do mundo globalizado dar-se-á humanidade retornar a um cotidiano mais simplificado, sem, contudo, ficar á margem do desenvolvimento tecnológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário